ESPECIALISTAS em Ar Condicionado e Refrigeração com + de 15 anos de experiência.

Seg.-Sex.: 09:00 - 18:00

Serviço de Emergência 24h

Chamado Técnico

Abra aqui seu Chamado

Comercial +55 11 5612-5989

Técnico +55 11 2386-7666

A escolha final: climatizador de ambiente ou ar-condicionado?

Sistema de Climatização

Chega de dúvidas! Entenda a diferença entre climatização e refrigeração e escolha o melhor equipamento para o seu ambiente.        

Ao pensar em sistema de climatização e refrigeração, o primeiro equipamento que vem em mente é o ar-condicionado. Mas com os avanços tecnológicos e com o clima quente brasileiro, os climatizadores portáteis, com diversos modelos no mercado, ficaram cada vez mais comuns.

E sempre que a temporada de calor se aproxima, a dúvida daqueles que não tem nenhum tipo de equipamento para climatização para chamar de seu são as mesmas: Qual a diferença entre os dois? Qual vale mais a pena?

Durante esse texto vamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre ar-condicionado e climatizador de ambiente. Confira.

Climatização ou refrigeração

Antes de mais nada é preciso entender as funcionalidades de cada um desses equipamentos e, a partir disso, diferenciá-los.

O funcionamento do climatizador é mais simples, tanto que para utilizá-lo não é necessário de nenhum tipo de adaptação do ambiente. O que deixa o ambiente mais agradável, nesse caso, é o uso de água gelada ou gelo para climatizar o espaço. O equipamento extrai o ar do ambiente, que passa pelo reservatório, onde está a água gelada, e depois retorna esse ar mais fresco – devido as gotículas de água – para o cômodo. Essa é a principal diferença para o ar-condicionado, o climatizador apenas refresca o local.

Já o ar-condicionado tem um funcionamento mais complexo. Além de precisar de uma adaptação do ambiente onde será instalado, esse equipamento utiliza gás ou algum fluido refrigerante para deixar a temperatura do cômodo mais agradável. O equipamento puxa o ar quente que circula pela serpentina que está em contato com o material refrigerante, é nesse momento que ocorre a troca de calor, e em seguida a evaporadora retorna com o ar refrigerado para o ambiente. Esse processo ocorre diversas vezes até o local atingir a temperatura desejada – aquela que a gente define no controle do ar.

Climatizador

Já deu para entender que a principal diferença entre os dois equipamentos está na sua funcionalidade, mas para além disso, o climatizador tem outros benefícios.

  • Uma boa solução para a climatização residencial;
  • Portátil. Se for preciso, é possível transportá-lo pela casa;
  • Consome menos energia;
  • Em determinados modelos é possível encontrar a função “ionizador”, que elimina os microrganismos presentes no ar que são prejudiciais à saúde;
  • Por ser a base de água, o equipamento também umidifica o ar.

Ar-condicionado

Como já falamos por aqui, o ar-condicionado possui um sistema de refrigeração mais completo. Assim como o climatizador, esse tipo de equipamento também tem suas vantagens:

  • O filtro do ar-condicionado é o responsável por purificar e melhorar a qualidade do ar no ambiente;
  • Promove um maior conforto térmico, porque mantém a temperatura do cômodo constante;
  • É possível automatizar o funcionamento do equipamento com as funções timer e sleep;
  • Maior controle de velocidade, temperatura e o ângulo da saída do ar.

Qual sistema de climatização funciona melhor em cada ambiente?

Para cada local existe um equipamento mais adequado e isso vale tanto para os ambientes residenciais quanto para comércio e empresas, a escolha vai de acordo com cada necessidade.

Em ambientes residenciais ambos os equipamentos funcionam. O climatizador é uma boa opção para aqueles locais pequenos e onde não é possível instalar um equipamento mais potente. Já o ar-condicionado exige uma adaptação do espaço para utilizá-lo, mas o conforto térmico é maior e existem diversos modelos pensados para cada tipo de necessidade e que são de fácil instalação.

Já para comércio e empresas, onde o fluxo de pessoas é mais intenso e os espaços são grandes, é preciso de um sistema de climatização que, normalmente, é usado o ar-condicionado. Para isso, é necessário a contratação de uma empresa especialista em climatização de ambientes, como a Cgelar, que desenvolve o projeto ideal, realiza a instalação e a manutenção dos equipamentos.

Se sua empresa precisa de um bom sistema de climatização, conte com a Cgelar.

Comentários estão fechados.