ESPECIALISTAS em Ar Condicionado e Refrigeração com + de 15 anos de experiência.

Seg.-Sex.: 09:00 - 18:00

Serviço de Emergência 24h

Chamado Técnico

Abra aqui seu Chamado

Comercial +55 11 5612-5989

Técnico +55 11 2386-7666

Por que é importante calcular corretamente o BTU para cada ambiente?

importância de calcular btu

Entenda o que é e qual a importância de saber calcular BTU dos equipamentos de ar-condicionado.

Adquirir um equipamento de ar-condicionado é prezar pelo conforto térmico, bem-estar e produtividade do cotidiano, seja em casa, na empresa ou em locais que necessitem de uma refrigeração constante. Para se ter noção da importância de um ambiente térmico, a NR17 do Ministério do Trabalho define que um ambiente deve estar entre os 20 °C e 23 °C durante o inverno e, durante o verão, a temperatura deve estar entre 23 °C e 26 °C.

Mas, para climatizar um ambiente é preciso mais do que apenas instalar um ar-condicionado, é preciso analisar algumas coisas, como calcular BTU e como ele impacta diretamente no funcionamento do equipamento.

O que é BTU?

A sigla BTU, que significa “British Thermal Unit”, ou no português “Unidade Térmica Britânica”, é uma unidade que é capaz de determinar a capacidade e potência de refrigeração que um aparelho de ar-condicionado possui. Com ela, é possível determinar a quantidade de ar frio que o equipamento necessita para diminuir em 0,56 °C a temperatura de 500ml de água, influenciado diretamente pela metragem quadrada do ambiente onde o ar será instalado.

Com o cálculo de BTU é possível definir de maneira correta a quantidade de refrigeração que cada ambiente precisa, ajudando a economizar na escolha do equipamento e garantindo que ele funcione de maneira correta no ambiente, atendendo a necessidade que você precisa, oferecendo o conforto térmico desejado e melhorando a qualidade do ar.

Por que é importante calcular corretamente o BTU?

Além de economizar na escolha do equipamento ideal, calcular corretamente o BTU da área desejada para escolher o melhor modelo de ar-condicionado evita que você adquira um que não seja capaz de atender toda a sua necessidade, gerando um esforço excessivo do equipamento.

Nesses casos, o equipamento pode danificar mais fácil e aumentar os custos com manutenção e limpeza, isso sem contar que ele não vai chegar na temperatura desejada, aumentando também o gasto com energia.

Ao calcular corretamente a quantidade de BTU você garante a compra correta do equipamento, conforto, melhor qualidade do ar, mais produtividade em locais fechados e, em casos de hospitais ou uso doméstico, a melhoria do sono.

Como calcular o BTU?

Para refrigerar um cômodo de maneira eficiente e garantir o uso correto do ar-condicionado, é preciso entender que são necessários entre 600 a 800 BTUs por metro quadrado, podendo ser 600 BTUs quando o local não tiver incidência de sol e 800 BTUs quando há raios de luz diariamente.

Também existem outros fatores que influenciam diretamente na quantidade de BTUs necessários por metro quadrado, como o número de pessoas no ambiente, sendo necessário o dobro de BTUs para cada duas no ambiente, por exemplo:

Se o local não possui incidência de sol, possui cerca de 15 metros quadrados sendo usado por duas pessoas, é necessário aplicar a simples conta: (600 × 15) + 600 = 9600. Fazendo essa simples conta, é possível medir o DPU e adquirir um equipamento que comporte a capacidade necessária que o ambiente precisa.

Como adquirir o melhor ar-condicionado?

Encontrar um aparelho que atenda às suas necessidades é uma tarefa importante, por isso, a CGelar conta com uma ampla experiência na indústria de ar-condicionado e refrigeração sendo especialista no mercado de climatização. Entre em contato com a nossa equipe para saber mais, acesse: cgelar.com.br.

Comentários estão fechados.